• Assimmt

TCE-MT participa de audiência na ALMT para debater impactos econômicos da pandemia


Foto por: Divulgação TCE-MT

Por videoconferência, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) participou, nessa quinta-feira (23), de audiência realizada na Assembleia Legislativa com o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, para debater os impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) em Mato Grosso.

O presidente da Corte de Contas, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, acompanhou a explanação da situação financeira do Estado ao lado do secretário de apoio às unidades gestoras do TCE-MT, Adjair Roque de Arruda. Ao fim da apresentação, o órgão de Controle Externo fez duas sugestões ao Governo do Estado.

A primeira delas foi a análise da possibilidade de criação de um fundo, por meio de linha de crédito, para que os microempreendedores individuais possam ter recursos para manter seus negócios após a crise sanitária. A outra proposta do TCE-MT foi a criação de uma unidade gestora para concentração de todos os recursos destinados ao combate do coronavírus, inclusive, com disponibilização das aplicações no Portal Transparência.

O secretário de Fazenda informou que o Executivo Estadual irá manter diálogo com o Tribunal de Contas e avaliar as propostas. “Hoje temos uma conta específica, aberta dentro do Fundo Estadual de Saúde, para execução orçamentária e financeira dos recursos destinados à pandemia. A contabilização do ingresso e saída de recursos nessa conta vai ficar clara, mas vamos discutir essa proposta e verificar se do modo que estamos fazendo já é suficiente ou não”.

Rogério Gallo foi convocado pela Assembleia Legislativa para apresentar os números das finanças do Governo do Estado em 2020, o desempenho da receita e o impacto da pandemia nos setores econômicos.



Fonte: TCE-MT

0 visualização

Assim Mato Grosso

Notícias e opinião. Focado em políticas públicas, social, economia, infraestrutura, meio ambiente, turismo, esportes, cultura,  negócios e mais...

© 2019. Todos os direitos reservados.

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco