• Assimmt

ECONOMIA - Projeto de lei cria política de incentivo às feiras livres de produtos orgânicos

Proposta do deputado Wilson Santos estimula emissão de certificados aos feirantes




O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) é o autor do projeto de lei (PL 945/2019) que institui a política estadual de incentivo e fomento às feiras livres de produtos orgânicos em Mato Grosso.

A proposta principal do projeto de lei é estimular a legalidade dos profissionais que atuam nas feiras livres comercializando produtos orgânicos, emitindo certificados que atestem a plena capacidade. Ao mesmo tempo, estimular o crescimento da economia mato-grossense.

“O presente projeto de lei incentivará as feiras livres no estado de Mato Grosso. Isso contribuirá para fortalecer os circuitos curtos de comercialização e o apoio à produção local. Consequentemente, aquecerá a economia local, fazendo com que os recursos financeiros circulem nos diversos setores dessas microeconomias”, diz um dos trechos.

De acordo com a primeira pesquisa brasileira sobre consumo de orgânicos realizada em 2017, pelo menos 15% da população já consome esse tipo de produto, sendo que a maioria os consomem pensando na melhoria da saúde e na proteção ambiental.

A proposta da lei considera como sistema orgânico de produção agropecuária “todo aquele em que se adotam técnicas específicas, mediante a otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e o respeito à integridade cultural das comunidades rurais, tendo por objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica”.

Gabinete do deputado Wilson Santos



Fonte: Assessoria de Gabinete/ Foto: Arquivo AssimMT

0 visualização

Assim Mato Grosso

Notícias e opinião. Focado em políticas públicas, social, economia, infraestrutura, meio ambiente, turismo, esportes, cultura,  negócios e mais...

© 2019. Todos os direitos reservados.

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco