• Assimmt

BARRA DO GARÇAS - Construções de imóveis em área de risco avançam na APA da Serra Azul

A área de proteção ambiental do PESA passa por adequação do plano de manejo


Da Redação/Fátima Rodrigues

Previsto em projeto, o Parque Estadual da Serra Azul (PESA) conta com plano de manejo que direciona o gerenciamento de patrimônio público permanente de uso sustentável. Plano de gestão ambiental que vem sendo realizado, com obras de infraestrutura, ações de segurança e adequação para acesso público. A localidade abriga moradores. Alguns aguardam definição para desapropriações, mas, ano a ano surge novos habitantes na área.

Localizado a 4 km do centro da cidade de Barra do Garças, o Parque foi criado a partir da Lei nº 6.439, de 31 de maio de 1994, com área de 11 mil hectares. Possui rico ecossistema, representado pela biodiversidade da flora e da fauna do bioma cerrado. É detentor de um expressivo manancial em águas, um complexo de 15 cachoeiras. Possui sítio arqueológico, com caverna que abriga inscrições e pinturas rupestres. Estar inserido em projetos de pesquisas e roteiro turístico da cidade.

Segundo informações, quando se ampliam propriedades na área, também acontece a expansão de serviços públicos, como redes de energia e água. “Já o sistema de rede de esgoto, na sua maioria é substituído por fossas sépticas, construídas sem sistema biodigestor”, disse uma moradora.

São habitantes em área de risco, onde algumas construções sem engenharia estrutural pode desmoronar. Além disso, como evento da natureza, deslizamentos também podem ocorrer. A APA não possui demarcação de limite territorial com barreira, que concretamente possa impedir ações predatórias e de impactos ambientais. Incêndios já aconteceram e o fogo afetou grande área do Parque prejudicando biodiversidade existente, quando precisou ser interditado por um período, para recuperação da área degradada.

Atualmente, resoluções práticas estão sendo aguardadas e podem estar na efetivação de regularização fundiária, plano diretor da cidade e políticas de conservação e defesa às causas ambientais.


Galeria de Fotos: © Fátima Rodrigues





Assim Mato Grosso

Notícias e opinião. Focado em políticas públicas, social, economia, infraestrutura, meio ambiente, turismo, esportes, cultura,  negócios e mais...

© 2019. Todos os direitos reservados.

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco